terça-feira, 20 de agosto de 2013

Alimentos Ácidos x Básicos!


Quase todos os alimentos que ingerimos, após digeridos, absorvidos e metabolizados liberam ingredientes básicos ou ácidos no nosso organismo.
Grãos, carne, peixe, aves, frutos do mar, queijo, leite, sal produzem ácidos. O consumo excessivo destes alimentos tornam nossos corpos extremamente ácidos, dificultando a absorção de minerais.
A longo prazo, quem não equilibra a sua dieta com alimentos alcalinos (verduras e frutas, principalmente), tem a propensão a ossos fracos, articulações e músculos fracos, doenças cardíacas, diabetes, doença renal, e uma série de outros problemas de saúde. Em outras palavras, a saúde a longo prazo exige um equilíbrio ácido-alcalino.
Para reduzir o impacto desta dieta ácida, devemos primeiramente reduzir as porções dos alimentos ácidos e aumentar a ingestão de alimentos básicos como verduras, vegetais, frutas durante cada refeição.
Para ingerir mais alimentos alcalinos seguem algumas dicas:
- Consuma uma grande porção de salada pelo menos 1 vez ao dia, com vegetais de folhas verdes como couve, mostarda, chicória, endívias. Adicione brócolis, salsa, aspargos e pimentas.
- Adicione pimenta preta em todos os pratos (moída na hora de preferência);
- Esprema suco de limão em sua salada, suco, peixe..
- Adicione sementes de abóbora na sua salada.
- Use sal marinho no lugar de sal comum.
- Use vinagre de maçã em vez de vinagre balsâmico.
- Beba chá de gengibre no lugar do café.
- Coma muitos rabanetes, no lugar de doces.
- Coma melão, tangerina, e frutas vermelhas variadas.
- Faça sucos de vegetais e consuma com frequência principalmente no verão.
- Mate a vontade de doce, consuma aipo untado com manteiga de amendoin.
- Amasse meio abacate na torrada, no lugar da margarina.

Uma dieta mais alcalina protege os ossos, músculos, tendões, articulações, coração, cérebro, fígado e rins. Atua no sistema imunológico, fortalecendo-o. 

Você pode suplementar sua dieta com minerais como citrato de potássio, magnésio e cálcio, caso não consiga adequar sua dieta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário