domingo, 8 de julho de 2012

Céu e Inferno


"Ho Lin, desde que nasceu, assombrou a todos pelas aptidões físicas, intelectuais, bom humor e gentileza. Os que acompanharam sua infância e juventude previam para ele um grandioso futuro. Tornou-se samurai e atingiu a excelência máxima nos manejos de armas, argumentos e técnicas d eluta corporal. Mas não só isso: era dotado de profundo talento nas artes da caligrafia, do chá e do convívio.
Rapidamente ficou famoso em todo o oriente e tornou-se o número 1 do imperador. Mas quis o destino que, no dia seguinte à cerimônia no palácio, Ho Lin pensasse no significado de céu e inferno. Atirou-se sobre os livros e sobre os mestres, com sofreguidão insaciável. Quanto mais se aprofundava, mais se deprimia e desesperava. Começou a beber, a frequentar prostíbulos e, em pouco tempo, havia se transformado num farrapo humano.
Certa manhã um de seus mestres na juventude o encontrou dormindo na sarjeta, barbudo, sujo, todo mijado e cagado. Apiedou-se e o levou à sua casa, onde os criados providenciaram banho, corte do cabelo e da barba, uma belíssima espada nova, roupas limpas e cheirosas.
- O que aconteceu, Ho Lin? Tenho ouvido as mais escabrosas histórias a seu respeito.
- Mestre Wu Huen, desde que me veio à cabeça a dúvida sobre o significado de céu e inferno, minha vida perdeu o sentido.
- Só isso?
- Só.
- ...!
- Diga-me então, Mestre Wu, por favor.
- Ah, eu não vou dizer o que é céu e inferno prum filho de uma puta, um porco degenerado, lazarento como você!
Ho Lin, ouvindo aquilo, reuniu todas as forças de sua alma, todo o seu orgulho, todos os treinamentos de seu corpo, toda a indignação do seu coração, puxou a espada e apto à decapitação do mestre, com o golpe, no alto, a caminho, ouve a voz do Mestre:
- Isto é o inferno.
Ho Lin detém a trajetória certeira da espada e, em prantos, se ajoelha diante do Mestre, que o abençoa:
- Este é o céu, Ho Lin."

Livro: Koan Do  Como  Onde - Saboro Nossuco (Antonio Thadeu Wojclechowski)

Quem dera termos mestres que nos façam compreender assim, em pequenas palavras, a grandiosidade deste significado e de tantos outros que nos fazem perder a cabeça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário