domingo, 22 de julho de 2012

Viagens!


Costa Amalfitana


 

Em menos de uma hora de viagem, a apartir de Nápoles, chega-se ao Sorento, cidade de onde parte a lendária estrada Costiera Amalfitana, que serpenteia um dos trechos litorâneos mais concorridos da Europa. São cerca de 60 quilômetros até Salerno, pontuados por cenários estonteantes. As localidades desse pedaço da Itália transpiram um algo a mais difícil de ser explicado. Talvez o azul-anil do Mediterrâneo justifique o encanto. Ou o perfume de limão que domina os ambientes. Impossível é ficar indiferente à admirável capacidade de despertar sensações tão intensas.

Se você não vai estar ao volante, um brinde com limoncello, a bebida local, ainda em Sorrento, prepara o espírito antes de cair na estrada sinuosa. Escolha, para tanto, um dos restaurantes no sempre movimentado centrinho, em meio a construções do século XV. Os mirantes são atrações a parte, para serem apreciadas com calma. Dias de tempo bom permitem avistar a badalada Ilha de Capri e a Baía de Nápoles.

Em qualquer esquina você pode comprar os artigos típicos de Sorrento. Então, é hora de encarar a Costiera.

Certa habilidade ao volante é indispensável para dirigir entre as curvas à beira do abismo. Os inflacionados táxis, os ônibus turísticos e as linhas tradicionais, usadas por moradores, são alternativas - que pedem um pouco de paciência, mas funcionam. No caminho, desfilam paisagens capazes de explicar por que a região é tão procurada por casais em lua de mel. Estar sozinho neste momento vai fazer você querer pular de um penhasco.

A estrada se transforma em uma estreitíssima rua antes que seja possível manobrar o carro. No meio de uma confusão, multidões de pedestres e outro bom tanto de motoristas disputam cada canto de Positano, um dos endereços mais exclusivos da Costa Amalfitana.

A surpreendente cidade parece ter sido construída na vertical, tal a quantidade de escadas, rampas e descidas bruscas entre as ruelas muito íngremes. As casas dão a sensação de que podem escorregar para as profundezas do Mediterrâneo a qualquer momento. Incrustadas no morro, as construções compõem o cenário mais fotogênico de toda a costa.

Ainda que o objetivo seja alcançar o mar, a caminhada deve ser lenta o suficiente para permitir a observação dos túneis verdes pelas vias de pedra. A vegetação farta alivia o calor. Lojas, artesãos, vitrines de doces e embutidos despertam a atenção. As pernas estarão cansadas na chegada à praia de pedrinhas - nada que abale a certeza de que é bom estar em Positano.

Tão bom que a despedida é difícil. Mas a próxima parada, Amalfi, está logo adiante. A maior cidade da região tem uma modesta enseada e um pequeno calçadão. O lindo Domo do século 10 é o cartão-postal. Sua fachada colorida e detalhada, do século 13, é alvo de flashes e da disposição de todos de ficar por ali. Conquiste a tapas a sua mesa de um dos cafés e permita-se descansar e contemplar.

Tampouco resista se bater a vontade de se perder pelas ruazinhas cheia de tentações. Cerâmicas coloridas e resmas de tomates secos (mais vitaminados e vermelhos, garantem os locais) são as mais frequentes.

A Costiera leva ainda a Ravello, Praiano, Atrani, Minori e, enfim, Salerno. Mas dê tempo ao tempo. E, simplesmente pare por aqui e sinta a brisa, sem pressa...

 

Texto retirado do Jornal Gazeta do Povo.

 

Uau... quero ir pra lá assim que possível viuu coração do meu mundo? Que tal após 12/12/2012?



Nenhum comentário:

Postar um comentário