domingo, 8 de julho de 2012

Sabedoria da Partida


"Mestre Wu Yei tinha 106 anos quando caiu no leito e não levantou mais, até o dia de sua morte. Mas foi durante sua doença que revelou toda a sua sabedoria, delicadeza e bom humor para os amigos e toda a soda cáustica de sua saliva para os que o consideravam um mestre menor. Uma certa tarde de primavera, mestre Wu pediu aos seus discípulos:
- Ponham minha cama do lado de fora da cabana pois quero aproveitar o sol, ouvir os pássaros, o vendo a dedilhar as árvores, a água a impor sua passagem pelas pedras e ver as nuvens projetando desenhos animados na tela da imaginação.
Ninguém entendeu absolutamente nada, pois todos sabiam que mestre Wu, pouco ouvia e há anos tinha perdido a visão, mas o atenderam.
- Aqui está bom, mestre?
- Um pouco mais à esquerda, para aumentar meu raio de visão.
- Aqui?
- Perfeito, não só posso ver melhor como também ouço e sinto perfeitamente.
- Que bom, mestre!
O pequeno grupo, feliz, senta-se aos pés do mestre Wu e, em silêncio, acompanham suas reações e palavras.
O vento, sem perder tempo, em suaves rajadas, refresca o velho sábio. Pássaros pousam nas árvores próximas e dedicam-lhe os mais ternos cantos. As nuvens inquietas dão feição às mais tresloucadas formas e as águas a rolar parecem acompanhar a melodia da tarde. Mestre Wu, sentindo-se forte e rejuvenescido, começou a repartir com todos as suas sensações:
- Quando sou árvore, sinto pudores no outono.
- Quando sou água,  não sinto fome.
- ...??
- Quando sou vento, minha alma se empassarinha toda.
- ...!
- Quando sou montanha, fico com a cabeça nas nuvens.
- ...!!
- Quando sou eu mesmo, sou um pouco de cada um de vocês.
- ...???
- Quando sou mestre, ensino que nada sei.
- ...!!
- Quando sou realidade, olho pra mim e vejo um velho cego, quase surdo e à beira da morte.
- E quando és sonho, Mestre? Sonhas que és jovem?
Perguntam em uníssona dúvida profunda.
- Quando sonho, peço para colocarem minha cama do lado de fora da cabana pois quero aproveitar o sol, ouvir os pássaros, o vento a dedilhar as árvores, a água a impor sua passagem pelas pedras, ver as nuvens projetando desenhos animados na tela da imaginação. E sentir pessoas felizes ao meu lado."

Livro: Koan Do  Como  Onde - Saboro Nossuco (Antonio Thadeu Wojclechowski)

Quisera sermos todos sábios, para aceitarmos a hora da partida, e aproveitar com todas as nossas forças cada momento até que ela chegue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário