domingo, 11 de agosto de 2013

Igreja da Ordem


A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis e das Chagas, simplesmente chamada de "Igreja da Ordem", é o mais antigo edifício em pé da cidade de Curitiba. Foi construída em 1737 e contém importantes trechos da historia paranaense brasileira. Foi comprada em 1746 por padres franciscanos, posteriormente administrada por capuchinhos, após padres espanhóis e atualmente pertence à arquidiocese. 
Em 1835 desmorona o vigamento da igreja e começa o processo de reparação que termina apenas em 1880, devido a visita do imperador Pedro II. Em 1885 devido a inauguração da estrada de ferro, a princesa Isabel aproveitou para realizar uma visita ao templo. 
O prédio precisou de uma segunda restauração, que foi realizada somente pela ajuda da população nos anos de 1978 e 1979, e com a conclusão gerou-se a popular festa da ordem sob o slogan "Restaure-se a Ordem". 
Em 1991, um padre vigário gerou polêmica ao perder a paciência com duas convidadas de um casamento sob o argumento de que os "generosos decotes estavam açulando a lascívia dos convidados" e arrematou: "vão arder no fogo do inferno!"...
O professor de história Alcides Andrade revelou a entrevista feita pelo SESC/PR Paço da Liberdade, que há um túnel abaixo da construção da igreja que leva até as Ruínas de São Francisco. Além disso, o soo que sustenta os fiéis já foi usado como túmulo, sendo que em 1978 foram encontradas 05 ossadas durante a segunda restauração. 

Todas estas informações foram retirada do informativo cultural cedido pelo Paço Municipal, administrado pelo SESC/PR, com a programação dos meses de Julho/Agosto/Setembro.

Particularmente eu adoro esta igreja! Quando adolescente a visitei várias vezes para realizar trabalhos escolares.. e tinha verdadeira paixão por tocar o sino que existe em seu interior.. 
Em 20/04/2008, durante uma feira tradicional dos domingos - Feira do Largo da Ordem, a igreja foi testemunha do primeiro beijo meu e do meu marido! Ela esteve presente em um dos momentos mais mágicos da minha vida!
Atualmente moro pertinho dela, e quase todos os a vejo, ou seja, ela está presente na nossa rotina!
Nessas idas e vindas descobrimos um leitor ávido, com o estranho hábito de leitura em pé na porta da igreja, ou nas janelas laterais.. também em pé. É um senhor, que sempre está com uma mochila e um livro nas mãos.. lendo sem notar as pessoas que passam... em pé!
Acredito que deve ler um livro por dia.. pois todas as vezes que o encontramos estava com um livro diferente nas mãos..
Será um pagador de promessas literário? Não sei...
Mas ele deixa a Igreja da Ordem ainda mais interessante...


Nenhum comentário:

Postar um comentário