segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Motivos para se exercitar!



Recompensa imediata #1:
Aumentar a produtividade e a inteligência!
Um estudo publicado no periódico internacional Clinical Neurophysiology, 20 mminutos de exercícios moderados aumentaram a atenção e a habilidade cognitiva dos voluntários. O exercício eleva a produção de neurotransmissores que estimulam a formação de novas conexões entre os neurônios. Todas as tarefas profissionais são beneficiadas pois há uma preservação da memória e de novos processos de aprendizagem, afirma Mauro Vaisberg, médico do ambulatório de Medicina Esportiva da Unifesp. Como esse efeito pode durar até uma hora, agende um treino rápido durante o período do dia em que você tende a estar mais distraída ou antes de um evento em que precisa de concentração.

Recompensa imediata #2
Ter uma pele brilhante
Um hidratante facial caro é uma maneira de ganhar uma aparência melhor, e uma única sessão de suor é outra. Quando seu batimento cardíaco se eleva, o sangue circula em maior quantidade na superfície da pele. Por isso a bochecha fica avermelhada e com cara de saudável, afirma a bioquímica americana Mitra Ray, especialista em biologia celular. Transpirar também faz bem, enquanto um pouco d'água evapora para resfriar o corpo, o restante é reabsorvido, hidratando a pele.

Recompensa imediata #3:
Conhecer pessoas
Ter fortes laços sociais podem resultar em benefícios significativos para a saúde (menor pressão sanguínea, menos resfriados e taxas inferiores de doenças mentais, suicídio e alcoolismo). Você é mais suscetível a criar laços sustentáveis com novas pessoas quando compartilha um interesse comum, então não fique fechada em si mesma na academia. Participe de aulas ou puxe papo na sala de musculação. Só o fato de malhar vai melhorar a percepção dos outros sobre você: um estudo recente descobriu que quem se exercita é visto pelos outros como mais amigável, extrovertido, gentil e atraente do que os sedentários.

Recompensa imediata #4
Ter relações sexuais mais quentes!
Um estudo do periódico americano The Journal of Sexual Medicine descobriu que mulheres que correram 20 minutos na esteira antes de assistir a um filme erótico registraram o aumento de 150% na excitação genital em comparação ao grupo que não correu. 
A atividade física ativa o sistema nervoso simpático, que ajuda o sangue a ser irrigado na região vaginal e aumenta a lubrificação no ato sexual, diz Cindy Meston diretora do Laboratório de Psicofisiologia do Texas, nos EUA. Para obter o benefício você deverá malhar em casa. Segundo Cindy, o aumento do fluxo sanguíneo dura 30 minutos depois do exercício.

Recompensa imediata #5:
Dormir melhor!
De acordo com um estudo de 2011, mulheres que malharam em intensidade moderada por 150 minutos semanais (ou 30 minutos por dia, cinco vezes por semana) caíram no sono mais rápido e sentiram menos cansaço durante o dia. Praticantes de atividade física têm um sono melhor, tanto que o exercício é usado no tratamento da fibromialgia, doença que promove distúrbios do sono, afirma Vaisberg. Exercitar-se à noite talvez prejudique seu repouso - o aumento da adrenalina poderá deixá-la pilhada. Prefira ir à academia durante o dia.

Desculpas:
"Não tenho tempo"
Apague da memória o conceito de academia e entenda que exercitar-se pode fazer parte das suas tarefas cotidianas. Andar, subir escadas, carregar peso... Tudo que exige movimento ou ativa os músculos é considerado exercício.

"É tão chato"
Insira um pouco de criatividade em seu treino. Durante um mês, experimente o máximo de atividades que puder, como corrida em trilha e exercícios num parque. Inscreva-se em aula de zumba ou treine com TRX na academia. Como numa paquera, se você sair da toca e se abrir a novas experiencias, pode encontrar algo de que goste.

"Eu estou muito cansada"
A menos que esteja doente, você tem energia suficiente para o exercício - só precisa insistir. Esperar até sentir vontade de fazer algo que não quer significa que provavelmente não vai fazê-lo. Em vez disso, comprometa-se a cinco minutos de exercício para sacudir sua lentidão. Você vai se sentir energizada para continuar. Se não, pare por aí e continue no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário