terça-feira, 13 de agosto de 2013

SPA em casa!

TIRE PROVEITO DOS CHEIROS!
Existe uma via expressa ligando os odores à mente. Ou sua memória não vai direto para a casa da avó quando sente cheiro de bolo quente? Espalhe velas ou difusores com um perfume calmante ou energizante. Os de lavanda até aliviam a dor, sobretudo da enxaqueca. Já os aromas cítricos, melhoram o humor. Na falta de vela e difusor, ferva casca de laranja ou cravo e canela, com água para que o cheiro se espalhe pela casa.



INVISTA NO PAISAGISMO!
O simples ato de tocar uma planta já causa relaxamento. Enfeite a casa com muitos vasos. Entre as especies mais indicadas estão a planta aranha, o buxo-do-interior e as suculentas, a exemplo dos cactos. Para colorir o ambiente, escolha uma versão com flores, como as orquídeas e as coroa de Cristo. O ideal é posicioná-las em cantos para que esbarrões não danifiquem a folhagem e garantir que o local receba luz. Além do beneficio do relaxamento, o jardim ajuda a reduzir o barulho e limpar o ar. Uma planta com muitas folhas pode purificar até 9m² do ar.


OUÇA O BARULHO DA ÁGUA!
Estudos mostram que estar perto da água ou ouvir o som de seu fluxo diminui os níveis de tensão e os batimentos cardíacos. Coloque na sala uma fonte de água para desfrutar do barulhinho bom. Pode ser também vasos com velas flutuantes ou um aquário. Se o espaço for apertado, pendure imagens de mar ou rio nas paredes. Ou coloque um protetor de tela com esse tema em seu computador.




APRECIE O BANHO!
Poucos momentos são tão relaxantes quanto o do banho. Não aja como se estivesse em um lava-rápido, passando pelas etapas mecanicamente. Aprecie cada instante, desde quando começa a se despir. Na banheira, prepare uma infusão com ervas como folha de louro, alecrim e gotas de óleo de capim-limão. Sem banheira? Misture 4 gotas de óleo essencial de alecrim ou de capim-limão com 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva ou amêndoas doces, coloque na esponja e espalhe sobre o corpo.


RESPIRE FUNDO!
Equipe um canto confortavel com tudo aquilo que uma casa-spa deve ter - luz indireta, odor agradável, música suave, barulhinho de água - e pratique uma técnica de respiração. Uma simples, usada pela ioga, chama-se "20 respirações conectadas". Sente-se com os olhos fechados em um lugar silencioso. Faça quatro respirações curtas e sem intervalo entre a inspiração e a expiração, sempre pelo nariz. Faça uma respiração longa, sem intervalo entre inspiração e expiração, também pelo nariz. Repita a sequencia quatro vezes.


APAGUE A LUZ DO QUARTO!
Os spas são projetados para fazê-la se sentir aconchegada e segura. Para recriar esse ambiente em casa, ilumine o quarto com abajures e desligue os aparelhos eletrônicos. Invista em cortinas e persianas que bloqueiam a claridade - na falta delas, serve uma máscara de olho. 
Cubra as lampadas com um filtro ambar para criar uma atmosfera quente e suave. 
O perfume é fundamental, pingue três gotas de óleo de lavanda, camomila ou alfazema no travesseiro e inspire para relaxar. Quanto à roupa de cama, invista em um tecido de pelo menos 400 fios para ter aquela sensação de abraço. Para lençóis menos dotados, um bom amaciante na lavagem ajuda.



ENCONTRE A SUA BATIDA!
Ponha seu MP3 para tocar um som relaxante. Pode ser MPB, música clássica ou uma baladinha qualquer da moda - desde que faça desacelerar. A música melhora o funcionamento do sistema nervoso e reduz o stress. Deixe tocar o som enquanto você cozinha, conversa com os amigos ou navega na internet.


BEBA TODAS!
Suco naturais e não álcool! Surpreenda o paladar com misturas como folhas verdes (couve,espinafre) com limão, gengibre e maçã. Ou bata o suco coado de 1 maracujá com 2 fatias de melão sem casca e sem semente, 1 colher de sobremesa de erva cidreira e 1 colher de sopa de mel. Aposte também nos chás. Nada contra os de saquinho, mas existe um ritual para aproveitar o momento com mais propriedade. Leve água mineral ao fogo e desligue a chama antes da ebulição. Transfira o liquido para um bule de porcelana - a temperatura ideal é aquela em que você sente o recipiente quente, mas não queima as mãos. Coloque em um infusor 1 colher de sopa de erva escolhida para cada xícara e mergulhe na água. Espere 1 minuto e sirva em uma xícara aquecida com água quente.

P.S.: Retirado da Revista Women's Health, Agosto de 2013, Edição 58

Nenhum comentário:

Postar um comentário